Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua
>>Psychokiller<<
#693215
IndiceTópicos anteriores
00 - Padrões de linguagem e a utilização de scripts
01 - Padrões de linguagem e a utilização de truísmos
02 - Padrões de linguagem e o uso de transições
03 - Padrões de linguagem e o uso de comandos verbais
04 - Padrões de linguagem espelhando e conduzindo
05 - Padrões de linguagem e o uso de comandos embutidos
06 – Padrões de linguagem e a utilização da Justaposição



07 - Padrões de linguagem e o uso de citações.



CITAÇÕES



Em PNL é conhecido e comum o uso do padrão de linguagem chamado citações


E o que é uma citação?


Uma citação é quando afirmamos ou fazemos algo e deixamos claro que aquilo foi dito ou feito por outra pessoa, um exemplo: Eu estava conversando sobre futebol com um amigo, e então ele me disse: “Sabe irmão, futebol feminino não tá com nada!”


Eu disse que o futebol feminino não está com nada, porém deixei claro que não era eu quem estava dizendo, isso era uma citação, era um amigo meu que a tinha dito.


O'Connor e Seymour escreveu:Podemos dizer qualquer coisa, se antes criarmos um conceito no qual não somos nós que estamos dizendo, a maneira mais fácil de fazermos isso é contar uma história na qual alguém expressa a mensagem que queremos passar, a destacando de alguma forma do resto da história.[Introdução a PNL, 1995, p. 134]



Sabe garota, um amigo me contou a sua opinião sobre sexo casual, Ele estava com uma garota que era afim dele, e então disse a ela , “Eu acho que o sexo casual deveria ser encarado como algo extremamente natural e prazeroso, principalmente quando as duas pessoas são tão inteligentes e resolvidas como nós” e ele completou: “Por isso eu e você deveríamos transar agora mesmo”


Eu expressei o meu ponto de vista, e fiz isso através de uma citação, contando uma estória de uma outra pessoa que disse aquilo, a mensagem na citação é entendida pela mente dela e ainda me tira qualquer responsabilidade, já que não era eu quem estava dizendo aquilo.



Fuentes escreveu:Você está falando da experiência de outras pessoas, por isso a sua ouvinte tenderá a não ficar envergonhada – afinal, você não está dizendo a ela para se apaixonar por você, você está simplesmente contando a ela como a sua amiga Karen se sentiu quando ela se apaixonou.

Quando você usa estórias, você pode inclusive inserir comandos diretos e direcionados a sua ouvinte, sem se responsabilizar por eles. Por exemplo:

“Minha amiga Julia disse que um italiano de repente se levantou, segurou o rosto dela,olhou dentro de seus olhos e disse, ‘Nós vamos fazer amor hoje à noite! ’. Intenso, não é[J.D Fuentes, 2005 p. 22]



E foi assim que um amigo depois de ter conhecido Fuentes pessoalmente me disse, “Cara, use estórias com citações, as pessoas adoram ouvir estórias de outras pessoas e se identificarem com elas sem se responsabilizarem por isso, e cara, este é um padrão poderosíssimo”


Bandler e Grinder escreveu:Você poderá tentar qualquer comportamento novo em citações e isso fará parecer que você não o fez. As citações lhe dão uma grande liberdade para experimentar adquirir flexibilidade por que significa que você pode fazer qualquer coisa. . .[Sapos em Príncipes, 1982, p. 78]



Você pode usar as citações para treinar coisas novas, e ver se funciona, você pode fazer coisas loucas através de citações, por exemplo, pode chegar numa garota que você conheça e dizer a ela algo como: “Ei, tava conversando com uma amiga e ela me disse a maneira como gosta de ser beijada, ela disse que gosta que com uma das mãos a segure deste jeito pela raiz do cabelo. . . bem atrás da nuca. . . de um jeito intenso (faça nela demonstrando com uma das mãos, a segurando pela nunca). . . e então com a outra mão a puxe assim pela cintura. . . a deixando bem perto da boca dele (Com a outra mão na cintura a puxe junto ao seu corpo, a deixando bem perto de sua boca). . . e depois, que a olhe fixamente nos olhos. . .como estou fazendo exatamente agora . . . enquanto se aproxima devagar da boca dela (Se aproxime da boca dela). . . e quando estão bem próximos. . . e um desejo intenso já se aflorou dentro dela . . . o cara a beija. (E a beije)


Caso a garota se esquivar na hora do beijo você pode mandar um C&F como, “Ei, eu só tava mostrando, não precisa ir ficando felizinha, por que eu não vou te beijar, não agora”.


Bandler e Grinder escreveu:Não era eu, de modo que eu não tinha que me preocupar com isso. É uma grande margem de liberdade pessoal; você não está mais na responsabilidade de seu próprio comportamento porque é “o comportamento de uma outra pessoa. [Sapos em Príncipes, 1982, p. 78]




Outros exemplos de aplicação


Se você tá com uma garota que tu ta pegando mais ela é muito chata e não para de falar um minuto então você pode dizer a ela, “Pou tava conversando com um amigo meu um dia desses, e ele tava contando sobre uma menina que ele tinha conhecido, ele disse que ela era muito legal, mas falava pra caralho, e então ele teve que literalmente dizer ela, “Cale a boca””.


A garota não pode dizer que você está falando dela, porque é uma citação, não era você falando, era “o seu amigo”, mas se ela chegar a perceber o truque e isso é muito difícil, ela ainda assim nunca terá certeza, e o importante é que ela entenderá a mensagem, a mensagem atingira a sua mente inconsciente e antes nocauteara a mente consciente, e não é de se impressionar caso ela se cale na mesma hora que você tiver acabado de fazer a citação.


Você pode usar o padrão citação para tentar “adivinhar” como a pessoa está se sentindo, e faze-la tomar uma decisão baseada nesta citação, por exemplo, digamos que você e uma garota estejam em uma festa, e o ex-namorado dela esteja lá, você a seduziu, ela está praticamente entregue a você, mas então de ultima hora faz RUM, arruma desculpas para vocês não ficarem, seja lá qual for. Então você usa o padrão citações


“Uma vez uma garota queria ficar com um amigo meu, e eles estávam em um lugar público,ela disse que se sentia diferente com ele, não sabia o que era exatamente, mas se sentia bem com ele, mas estava arrumando desculpas para não ficarem, não dizia o que era, mas resistia ao fato de que ela queria ficar com ele, mesmo sendo tão evidente o desejo dela por ele, bem ali, naquele momento, mas então, depois de ele ter dito, que alguns momentos não voltam, e que por isso devem ser aproveitados, ela respondeu, “Eu quero ficar contigo, e quero aproveitar este momento” e eles fizeram isso” (A beije).


Além de usar uma citação, eu ainda criei uma anedota, uma estória que serviu de comparação ao momento que vivenciávamos o ilustrando perfeitamente, o que ocorreu o impacto da coisa toda a fazendo imaginar toda a cena enquanto eu a descrevia, o que naturalmente alterou-lhe o estado de consciência e facilitou o beijo.



Você quer mostrar sua opinião mas não quer se comprometer, use as citações.


Você está em uma reunião, e estão debatendo com seus chefes qual o intervalo de tempo necessário para os funcionários da empresa fazerem um bom lanche, (Nota, vocês já tem uma hora de almoço, e agora estão tentando ganhar uma intervalo pra lanche) você é um funcionário da empresa, não está entre os chefes e se dar uma opinião com um intervalo de tempo muito grande será suspeito, por você está diretamente envolvido com o resultado final, então diga algo como:


“Olha, eu vi a um tempo atrás em um artigo de jornal que alguns especialistas da área da qualidade e bem estar do ambiente de trabalho fizeram um experimento e chegarão a seguinte conclusão: “o tempo ideal para o funcionário fazer um intervalo para um lanche saudável seria de pelo menos 30 minutos” e que isso acabava influenciando indiretamente de maneira positiva o seu desempenho no trabalho”.


Se for bem feito eles não notaram o teu truque, e já que não é “você” quem disse isso, e foram “especialistas” então você além de não se expor por ser outras pessoas que disseram, ainda ganha credibilidade por citar um experimento com bases cientifica e realizadas por especialistas. (Lógico que é tudo mentira, vocês já tem uma hora de almoço, e ainda ganharam mais 30 minutos no meio da tarde pra fazer um lanche, malandro de mais o uso desta citação)


E se vocês perceberem bem eu usei neste tópico varias citações retiradas de livros de caras importantes do campo da PNL, além de me tirarem a responsabilidade do que foi expressado, ainda ganho crédito com vocês por citarem obras tão importantes e de autores tão consagrados, e que ainda apoiam o meu ponto de vista sobre o assunto.


Existem diversas outras ocasiões onde as citações cairiam bem, então use a tua criatividade e descubra quando o uso das citações seria uma boa pedida, e claro pratique esta técnica em seu dia a dia nas suas conversações diárias.

Abraços

Psycho

:ae
Avatar pua
zeusinho
#693261 Muito bom o texto, me deu grandes idéias, gosto de criar técnicas minhas e ao ler seus tópicos tiro muitas dúvidas, só me chateia o fato de alguns tópicos seus não terem o feed que merecem.

Abraços.
Avatar pua
>>Psychokiller<<
#693267
zeusinho escreveu:Muito bom o texto, me deu grandes idéias, gosto de criar técnicas minhas e ao ler seus tópicos tiro muitas dúvidas, só me chateia o fato de alguns tópicos seus não terem o feed que merecem.

Abraços.

Obrigado pelo apoio irmão, e a ideia é justamente está, ao invés de dar o peixe, eu ensino a pessoa a pescar, tipo, tu leu aqui sobre as citações, e inclusive leu varios scripts usados como exemplo, mas ao invés de decora-los como a comunidade costuma ensinar, tu aqui aprende como faze-los, e como usa-los naturalmente, e está é a diferença presente nos meus tópicos.

Continue treinando tua criatividade cara, ao criar seus próprias técnicas, isso é importante, principalmente quando tu tenta improvisar.

Um abraço!
Avatar pua
zeusinho
#693272
>>Psychokiller<< escreveu:
zeusinho escreveu:Muito bom o texto, me deu grandes idéias, gosto de criar técnicas minhas e ao ler seus tópicos tiro muitas dúvidas, só me chateia o fato de alguns tópicos seus não terem o feed que merecem.

Abraços.

Obrigado pelo apoio irmão, e a ideia é justamente está, ao invés de dar o peixe, eu ensino a pessoa a pescar, tipo, tu leu aqui sobre as citações, e inclusive leu varios scripts usados como exemplo, mas ao invés de decora-los como a comunidade costuma ensinar, tu aqui aprende como faze-los, e como usa-los naturalmente, e está é a diferença presente nos meus tópicos.

Continue treinando tua criatividade cara, ao criar seus próprias técnicas, isso é importante, principalmente quando tu tenta improvisar.

Um abraço!

Depois entrarei em contato com você com mais calma por pm, se possível gostaria de tirar algumas dúvidas mais específicas.
Avatar pua
>>Psychokiller<<
#693279
zeusinho escreveu:
>>Psychokiller<< escreveu:
zeusinho escreveu:Muito bom o texto, me deu grandes idéias, gosto de criar técnicas minhas e ao ler seus tópicos tiro muitas dúvidas, só me chateia o fato de alguns tópicos seus não terem o feed que merecem.

Abraços.

Obrigado pelo apoio irmão, e a ideia é justamente está, ao invés de dar o peixe, eu ensino a pessoa a pescar, tipo, tu leu aqui sobre as citações, e inclusive leu varios scripts usados como exemplo, mas ao invés de decora-los como a comunidade costuma ensinar, tu aqui aprende como faze-los, e como usa-los naturalmente, e está é a diferença presente nos meus tópicos.

Continue treinando tua criatividade cara, ao criar seus próprias técnicas, isso é importante, principalmente quando tu tenta improvisar.

Um abraço!

Depois entrarei em contato com você com mais calma por pm, se possível gostaria de tirar algumas dúvidas mais específicas.

Fique avontade amigo, adoro tirar dúvidas sobre PNL, ou qualquer outro assunto que eu domine, pra mim esta é uma eficiente forma de ajudar a internalizar o nosso conhecimento sobre aquilo que já sabemos.
Avatar pua
ModeONE
#693333 "Minha tia mandou perguntar se o gosto do esperma é doce ou salgado ?"

rsrs
Avatar pua
Arcanjo Winchester
#693365 Mano, se eu pudesse eu agradecia duas vezes ou até mais hahahaha Eu não era muito fã de PNL, até perceber o quanto isso faz diferença no seu jogo. Eu ainda não tinha ouvido falar de citações, e pelo seu texto vi que é uma ótima arma de atração, vou até colocar aqui nos favs.

Obrigado!
Avatar pua
zeusinho
#693439
Arcanjo Winchester escreveu:Mano, se eu pudesse eu agradecia duas vezes ou até mais hahahaha Eu não era muito fã de PNL, até perceber o quanto isso faz diferença no seu jogo. Eu ainda não tinha ouvido falar de citações, e pelo seu texto vi que é uma ótima arma de atração, vou até colocar aqui nos favs.

Obrigado!

Clica em curtir pelo menos uma vez que já tá de bom tamanho. :ae
Kïng
#699586 Curtiiiiii demais da conta sôôoh :louco

Estudei citação semestre passado, e que porra louca, nunca tinha parado pra pensar nisso Psycho. É uma idéia fodastica essa que tu deu pra gente.

òtima coletânea essa sua ai viu, parabéns cara :ae
Avatar pua
>>Psychokiller<<
#700061 De nada cara, como pode né, algo tão simples como uma citação, causar um impacto tão profundo assim na nossa linguagem né cara?

Isso é mágico!